Pular para o conteúdo principal

RPG não cria assassinos!


Abordo neste texto um assunto que muitos falam, falam e falam sem nem sequer saber do que se trata realmente, acreditando na mídia e seguindo a cabeça dos outros.

RPG – Jogo de interpretação de personagens que estimula a criatividade, a interação entre o grupo, imaginação e raciocínio, entre outros benefícios mais particulares, como a distração para não pensar em problemas ou relaxar de uma semana dura de trabalho.

Temos várias noticias espalhadas na internet falando do assunto RPG como motivo de diversos crimes onde na maioria dos casos já houve até comprovação de que não havia a ligação do jogo com o crime, apenas o fato de que em alguns casos os envolvidos eram RPGistas.

RPG não é um jogo satânico, existem diversas modalidades do jogo, diversos “sistemas”, como chamamos. Alguns podem ser usados até para dar aulas em escolas, utilizando fatos históricos, como ocorreu comigo enquanto fazia o primeiro ano do ensino médio.
Jogamos um sistema onde envolvemos fatos históricos para incentivar o estudo e gravarmos melhor a matéria ali apresentada. Considera isso um crime?
Mas temos mesmo assim preconceituosos que nem sequer conhecem o jogo e falam o que não sabem, pensam coisas erradas porque a mídia faz questão de implantar isso nas idéias dos desinteressados e influenciáveis.

Quando não conhecemos, não podemos julgar.
Nunca se julga algo de que não se sabe nada a respeito, ou ao menos nada relevante.
Assim como com as pessoas, que julgam os negros, os homossexuais, os índios, mas não pensam que cada um tem sua cabeça, sua idéia, sua vida, seu passado. Cada um pode se tornar o melhor homem, ou mulher, do mundo ou acabar caindo na vida de bandidagem, de crimes, mas isso não é culpa de jogos ou filmes e sim de índole ou desatenção com o indivíduo.
Temos várias pesquisas que mostram sobre a quantidade de negros que se envolvem com o crime ou que morrem pela polícia, quantidade de brancos que tem nas faculdades, que é acima de qualquer outra raça.
Tudo isso porque? Porque existe preconceito no mundo, dão mais oportunidades aos brancos de que aos índios, negros e pardos. Porque? Cor? Quer dizer que se eu sair de camiseta vermelha, alguém que não gostar não vai querer falar comigo?
Isso não significa nada, é tudo idéias vagas de quem nem se quer faz questão de conhecer uma pessoa da qual tenha preconceito ou, no assunto deste texto, procurar saber do que realmente se trata o jogo.

Temos um jogo muito comum e o mais falado em nosso país, que é o Futebol.
O que o futebol tem de tão importante que não é citado como motivo de mortes ou brigas?
Só porque é o orgulho brasileiro?
Procurem na internet, quantos crimes ocorridos que “dizem” que é culpa do RPG e quantas mortes e espaçamentos não são ocorridos em estádios de futebol ou na saídas dos jogos?
Futebol influencia a violência?

Futebol – Esporte onde vinte e dois jogadores disputam uma bola e tentam fazer gol em uma armação de ferro que chamam de trave. Durante a partida muitos palavrões são falados, xingamentos são direcionados ao juiz, latas e garrafas são arremessadas ao campo com o intuito de atingir os jogadores ou o juiz e alguns casos a torcida quebra as grades de proteção para poder chegar ao campo e bater em algum dos alvos citados acima.

Um esporte bem tranqüilo não é?
Um esporte que não incita a violência não é?
Um esporte que não causa dores e sofrimentos não é?
Um esporte que é muito bem falado mesmo sendo motivo de mortes e brigas enquanto um que não passa de um esporte “mental”, para exercitar as faculdades da mente, fica sendo jogado no lixo e taxado de motivo de crimes.


Seguem dois sites falando de crimes que dizem ser causados por RPG e logo abaixo as informações que podem comprovar que não havia nenhum motivo que ligasse ao jogo, mas sim um monte de baboseiras que os advogados inventam para aliviar a culpa do criminoso e em último caso considerá-lo psicológicamente incapaz, levando-o assim para uma clínica especializada, onde não sofrerá as penalidades de uma prisão de verdade.

http://www.midiaindependente.org/pt/blue/2005/11/338133.shtml

http://slicer.wordpress.com/2005/11/28/os-assassinatos-relacionados-ao-rpg/

Por favor, pensem antes de falar.
Pesquisem e entendam antes de julgar.
Se mesmo assim não gostar do que ver, guarde para si, pois o seu gosto é só seu e ninguém precisa gostar de sorvete só porque você gosta!

Até mais e desculpem o tempo sem atualizar o “Jogando Pedras”!

Colaborador deste post: Thiago Russo (RPGista assim como eu.)

Comentários

Top 5 mais lidas!

Religião se discute ou não?

As palavras aqui devem ser bem pensadas antes de serem postadas, pois quando se trata de política e religião, sempre vem o mesmo comentário: “Política e Religião não se discute”. Porque que religião não se discute? Um tema importante, que se todos soubessem dar ouvidos aos outros, poderia se tornar motivo de uma boa e agradável conversa, mas acontece que quando alguém disse isso pela primeira vez, pegou. Agora ninguém faz questão de mudar. É como aquela velha história dos macaquinhos na gaiola, eles só sabem que se alguém tentar subir na escada tem que apanhar. O porque é um mistério, mas como sempre foi assim, continuara sendo assim. No mundo que vivemos hoje temos que estar dispostos a mudar estigmas antigos, pois só assim poderemos nos tornar mais unidos e juntos ajudar a fazer um mundo melhor. Religião não pode ser discutida, mas porque que se alguém “inventa” uma religião para “lavar dinheiro” e vai preso todos os jornais, emissoras de televisão e até os que sempre dizem que rel

A história de Karin Obaid Haro!!

Quando ainda jovem, Karin estava em sua casa dormindo, na Turquia,  quando ouviu alguns barulhos de janela e acordou assustado. Em seguida ouviu as vozes de seu pai e mãe chorando, correu para o quarto deles, mas o que viu quando chegou foi triste e dali em diante marcou sua vida para todo o sempre. Um quarto todo ensangüentado, os corpos de seus pais dilacerados e desmembrados jogados no chão e na cama, mas o mais temível foi aquela imagem, algo grande, magro, de braços compridos e garras imensas, visivelmente era um tipo de demônio, coisa que ele jamais imaginou que existisse. Este demônio avançou em direção a Karin e quando ele virou as costas para correr tomou uma arranhada nas costas, a dor foi dilacerante e então apagou. Após acordar já no hospital e com vários policiais rondando sua maca, um se aproximou para lhe perguntar o que houve, havia passado apenas dez horas aproximadamente e seu corte ardia como se estivesse em brasas. O policial perguntou o que o menino tinha

Ser pai ou não ser, eis a questão!!

Durante nove meses você fica pensando “como será que ele vai ser?”, “será que vai ser ele ou ela?”, o nariz, a boca, os olhos, como será que cada coisinha pequenina será quando este bebe vier ao mundo, você imagina tudo, mas nem imagina que um momento deste é inimaginável.                 Tudo começa com um atraso, um papel escrito “POSITIVO” em letras garrafais e em negrito e logo tudo se torna pequeno diante de tão grande susto, susto de surpresa, surpresa de alegria, diante de tão grande susto tudo se torna pequeno.                 Pequeno até que ponto? Não cabe mais um? Cabe sim, cabe mais um, por enquanto só mais um, mas quem sabe depois?                 Pequeno é o seu carro para tantas malas e brinquedos, pequeno é o quarto que ele vai dormir, mas será que já tem um quarto? Pequena é a casa que nem espaço tem para um berço e um guarda roupas e um armário e uma cômoda e um monte de brinquedos e muita coisa mais.                 Com o tempo você percebe que dá para se a

O Cair do Véu (Cap. 8 - O Lobo das Sombras)

É sempre assim, eu faço algumas coisas boas e ninguém me agradece, mas basta eu tropeçar no cadarço que já é motivo para me atirarem pedras. Eu estava atrás das outras Pedras Planares e topei de frente com um demônio, era bem feio e muito grande, eu não soube o que fazer, então invoquei Festis para me ajudar, até porque não queria perder tempo lidando com um ser que eu ainda nem conhecia, ele me pareceu forte, mas Festis acabou rapidinho com o problema, ou melhor, começou com um problema. Hoje eu estou indo em direção ao inferno, acreditem, lá é literalmente o inferno, pois é cheio de demônios, como Festis matou aquele demônio com tanta facilidade e eu não contei para os outros dominadores que tinha pedido ajuda, eles me mandaram para eliminar todos os outros, mas eu resolvi contar a verdade. Tomei um ralho atrás do outro, de Heliaca primeiro, depois de Canis e em seguida Lacrau. Fui cada vez ficando menor, como se eu me encolhesse, só não entendi o porque, se o objetivo é jus

Os Anjos Caídos!

  Agora vou lhes contar uma história muito antiga, mais antiga qualquer coisa que você conheça, muito mais antiga que o disco de vinil, bem mais antiga que grandes gênios como Einstein e Tesla, antes de inventarem os telefones e até mesmo as armas, inclusive, tão antiga que é onde tudo isso começou, armamentos, guerras, traição, essa história é o que deu origem ao que hoje conhecemos como os 7 pecados capitais. O mundo, antes de ser habitado pelos homens e mulheres que conhecemos hoje, foram habitados por outras pessoas, outros seres, também humanos, que deixaram marcas e ilustrações que moldaram a história das próximas gerações, deixando um legado de guerras, de ira, de ganância que a cada geração se tornava mais forte e influenciava ainda mais o mundo. Quando Deus decidiu que a terra poderia ser habitada, quando criou os primeiros homens e mulheres, tudo era paz e tranquilidade, suas intenções eram sempre boas, pois sua personalidade havia sido moldada à imagem de Deus, e na te